O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, lamentou esta quinta-feira a tragédia nacional nos Estados Unidos devido à covid-19, afirmando que esta pandemia é uma «explosão silenciosa» idêntica ao «mesmo mal» que os norte-americanos viram no 11 de setembro, no estado que preside.

As palavras desgostosas de Cuomo foram proferidas num dia em que o estado de Nova Iorque registou, pelo terceiro dia consecutivo, um recorde de mortos devido ao novo coronavírus: 799 vítimas.

«O 11 de setembro era suposto ser o dia mais negro em Nova Iorque para uma geração. Fizemos tudo desde o 11 de setembro para ter a certeza de que o 11 de setembro não acontecesse de novo», afirmou Cuomo, na conferência de imprensa diária, em Albany.

«Perdemos 2.753 vidas no 11 de setembro. Agora já são mais de 7 mil vidas nesta crise. É tão chocante, doloroso, de tirar o fôlego. Não posso, nem tenho palavras para isto», sublinhou.

No estado de Nova Iorque, são já 7.067 as vítimas pela covid-19 e há um total de 84.373 casos, de acordo com os dados desta quinta-feira.