Marrocos garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Campeonato Africano das Nações (CAN 2019) ao bater a África do Sul com um golo em tempo de compensação. No mesmo grupo, a Costa do Marfim bateu a Namíbia por 3-1 e também garantiu a qualificação direita para os oitavos de final da competição que está a decorrer no Egito.
Depois de ter somado duas vitórias nos dois primeiros jogos, os «leões do Atlas», como são conhecidos os marroquinos, precisavam apenas de mais um ponto no Estádio Al Salam, no Cairo, para garantir o primeiro lugar do grupo. O nulo servia, assim, as aspirações da equipa comanda por Hervé Renard, mas Mbark Boussoufa, com um golo para lá dos noventa, garantiu o pleno de vitórias e o máximo de pontos.
Os «Bafana Bafana», com apenas três pontos, vão ficar agora à espera de uma eventual repescagem [os quatro melhores terceiros classificados também seguem em frente], mas o golo sofrido no final deste jogo pode ter comprometido definitivamente as aspirações dos sul-africanos.
Entretanto, no Estádio 30 de junho, também no Cairo, a Costa do Marfim garantiu o segundo lugar ao golear a Namíbia por 4-1. Os «elefantes» ganharam vantagem com golos de Max-Alain Gradel (39m) e Geoffroy Serey Die (58m). Os «bravos guerreiros» ainda reduziram a diferença, por Joslin Kamatuka (71m), mas os costa-marfinenses respodenram com mais dois golos na ponta final, marcados por Wilfried Zaha (84m) e Maxwel Cornet (89m).
Classificação final do Grupo D: Marrocos, 9 pontos; Costa do Marfim, 6; África do Sul, 3; Namíbia, 0.