Há dias, Guardiola foi confrontado com a pergunta se via Bernardo Silva como a referência da seleção portuguesa no futuro. O técnico catalão terá surpreendido muita gente ao defender que «Bernardo já é a maior estrela da seleção portuguesa».

Quer isso dizer que o treinador do Manchester City deixou fora da equação… Cristiano Ronaldo.

O Maisfutebol aproveitou a deixa de Pep Guardiola e foi em busca dos números da época dos dois internacionais portugueses, com base nos dados da Opta, recolhidos pelo Sofascore.  

E o que a verdade dos números mostra é que só num parâmetro a época de Bernardo Silva no Man. City supera a de Cristiano Ronaldo na Juventus: no número de jogos.

Em todas as restantes estatísticas, é CR7 quem domina.

Desde logo, apesar de ter menos dois jogos disputados, Ronaldo tem mais minutos por jogo 76 de Bernardo contra 82 do capitão da seleção.

O maior domínio, porém, é nos golos marcados. Ronaldo tem 21 e Bernardo apenas faturou oito vezes. O mesmo número, aliás, das assistências do médio dos citizens, o que equivale a menos duas que o avançado da Juve.

Mas Ronaldo criou também mais oportunidades - 12 contra oito – e também falhou mais (14-8).

Em baixo, pode ver o quadro com as estatísticas de ambos os jogadores, tendo sido contempladas apenas as competições de clubes.