Duas assistências de Cristiano Ronaldo, para golos de Benzema e Casemiro, permitiram ao Real Madrid impor-se na difícil deslocação a Bilbau, diante do Athletic (2-1) e, no mínimo, manter a vantagem sobre o Barcelona no comando da classificação da Liga espanhola. Com Pepe e Coentrão de baixa, Ronaldo foi o único português utilizado nos merengues, sendo substituído a 11 minutos do fim.

Ficha do jogo

Num jogo que, como habitualmente, teve grande intensidade física e algum jogo subterrâneo, o português ajudou a desbloquear o marcador aos 25 minutos, recebendo uma abertura de Casemiro para, com um passe na esquerda, permitir a Benzema uma conclusão na cara do guarda-redes. A partir daí o Real abrandou e, depois de algumas escaramuças e de Navas adiar o golo do empate, Aduriz deu mesmo uma alegria aos seus adeptos, cabeceando para a baliza merengue um cruzamento de Raúl Garcia (65 minutos).

Porém, o entusiasmo do Athletic durou pouco: apenas três minutos mais tarde, na sequência de um canto, Ronaldo desviou para o segundo poste e Casemiro concluiu para o segundo golo merengue. De aí em diante, a equipa de Zidane aplicou-se em segurar a vantagem, o que conseguiu com algum sofrimento à mistura. A vantagem dos líderes – que ainda têm um jogo em atraso, em Vigo - é agora de cinco pontos sobre o Barcelona, que neste domingo recebe o Valencia.

Resultados e classificação