O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, é visado novamente nos novos áudios revelados esta quarta-feira pelo jornal «El Confidencial», desta feita com declarações nas quais repudia os futebolistas portugueses Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe, mas também o treinador José Mourinho e ainda o empresário Jorge Mendes.
Os áudios publicados pelo jornal espanhol remontam a outubro de 2012, nos quais Florentino Pérez ataca fortemente os nomes lusos que fizeram parte da sua segunda fase como presidente do clube, que dura desde 2009.
«[Cristiano] está louco. Esse tipo é um idiota, doente. Vós achais que este tipo é normal, mas ele não é normal, senão não fazia todas as coisas que faz. A última coisa que fez, todos a viram a nível mundial. Porque é que acham que faz essa estupidez?», terá dito Florentino, que também aponta a Mourinho e Mendes.
«O Mendes não manda nada nele [Ronaldo], da mesma forma que nada manda no Mourinho. Até para as entrevistas. Nada. Estes são tipos com um ego terrível, os dois malcriados, o treinador e ele e não veem a realidade, porque os dois podiam ganhar muito mais dinheiro se fossem de outra forma. São dois anormais, porque estamos a falar de muito dinheiro no campo dos direitos de imagem», apontam os áudios de Florentino, alegadamente crítico também para com Coentrão.
«Esse é um tolo. É outro que não tem cabeça e a esses tipos o Real Madrid não dá hipótese. Conduz sem carta», apontou o dirigente, comentando ainda a contratação de Pepe ao FC Porto, em 2007, no mandato de Ramón Calderón, sobre a qual fala de Jorge Mendes e Pinto da Costa.
Isto acontece um dia depois de terem sido revelados áudios de Florentino a visar Iker Casillas e Raúl González, ex-jogadores do Real.
Del Bosque também alvo de críticas
Já ao início da tarde, novos áudios foram revelados pelo «El Confidencial», estes sobretudo a visar o antigo treinador do Real Madrid, Vicente del Bosque.
«Não sabe treinar, nem sabe de táticas. Ao Vicente del Bosque não oferecem trabalho, porque todos sabem que não é treinador. Del Bosque é a maior mentira que vi na vida», comenta Florentino, no último áudio publicado pelo jornal.
Além disso, Florentino fala de Luís Figo a propósito da capacidade de liderança de Del Bosque. «O Figo chegou e fez-se amigo íntimo do Raúl e, entre os dois, com o Hierro, administravam o plantel», refere, em áudios de 2006.
Artigo atualizado às 13h41, com o áudio sobre Vicente del Bosque