O Girona que se cuide. Acabadinho de subir à Liga espanhola, o emblema catalão corre o sério risco de entrar para uma lista longa de vítimas de Cristiano Ronaldo.

O internacional português apontou 600 golos na carreira, a contar com jogos de seleções. Com o bis na final da Liga dos Campeões, frente à Juventus, leva agora 529 golos por Sporting, Manchester United e Real Madrid em conjunto.

Curiosamente, os dois antigos clubes sofreram com o capitão da seleção portuguesa, que já marcou a 93 clubes em todo o mundo, em jogos oficiais. E ,já agora, a 34 seleções.

Desde o Barcelona ao Gamba Osaka, Ronaldo fez golos a quase uma centena de equipas, embora a maior resistente até seja uma portuguesa: o Benfica. 

O perfil das vítimas

Esta temporada, três clubes entraram na lista de CR7: Alavés, Club América e, o último, o Kashima Antlers. Todos os outros que sofreram golos do português já tinham sido atingidos antes.

Assim, a primeira coisa a dizer sobre as maiores vítimas de Ronaldo é que são espanholas. O top10 é todo ocupado por clubes do lado de lá da Península Ibérica.

À cabeça, o Sevilha. Os adeptos dos andaluzes já viram Ronaldo festejar 25 vezes frente ao clube que apoiam. Não há outra formação no mundo que tenha sofrido tanto com os pés e cabeça do português.

Para se ter uma noção do que é CR7 frente ao Sevilha, diga-se que o madeirense fez 17 partidas frente aos andaluzes e só não fez golo em cinco. Portanto, marcou em 12. E em sete dessas 12, fez sempre mais do que um golo por jogo! Ou seja, bisou duas vezes, fez quatro hat-tricks e ainda um poker!!!

Segue-se na lista um dos rivais: o Atlético de Madrid. São 21 golos, os últimos seis nesta temporada, com um duplo hat-trick. Depois vêm Celta de Vigo e Getafe, que fecham o pódio: Cristiano Ronaldo fez 20 golos a cada uma destas equipas.

Os principais rivais do Real Madrid fora da capital aparecem pouco depois. Seja na Catalunha, seja no País Basco. São 16 golos a Barcelona e outros tantos ao Athletic Bilbao. O mesmo número que sofreu o Málaga.

A fechar o top 10 estão Espanhol, Levante e Valência. Portanto, aquela conversa de que Ronaldo apenas marcava a equipas de menor expressão há muito que caiu por terra: aqui está a nata do futebol espanhol, com Barça, Atlético, Athletic e Valência.

Um colosso que sofre com os golos de Ronaldo

O primeiro golo de Cristiano Ronaldo fora de Portugal foi apontado frente ao Portsmouth. A equipa do sul de Inglaterra foi uma vítimas preferenciais de Ronaldo em Inglaterra, mas não foi a principal.

A viver tempo de amargura no Championship, o outrora campeão europeu Aston Villa sofreu nove golos do português. Ninguém teve tanto azar como a equipa de Birmingham frente a Ronaldo, ainda que o Tottenham tenha tentado: CR7 fez oito golos aos Spurs.

Mais impressionante, talvez, seja o nome do clube que mais golos sofreu de Cristiano Ronaldo nas provas europeias.

O internacional português marcou ao Tottenham na UEFA, mas também na Premier League. Agora, em exclusivo na Liga dos Campeões, a prova de Ronaldo, o colosso Bayern viu Cristiano meter a bola no fundo das redes em nove ocasiões!!! A Juventus com sete e o Ajax, com estes mesmos números da Vecchia Signora, vêm logo a seguir na lista de Ronaldo exclusiva europeia de CR7.

A distribuição dos clubes, por país, é a seguinte: 33 em Espanha, 28 em Inglaterra, seis em Portugal, quatro em Itália e Alemanha, três em França, dois na Suíça, Ucrânia e Japão, e ainda um de Hungria, Turquia, Rússia, Bulgária, Holanda, Suécia, Dinamarca, México e Chipre.

O Benfica: o maior resistente de todos

Os primeiros golos de Cristiano Ronaldo foram com a camisola do Sporting. Curiosamente, o leão é o clube português que mais golos sofridos tem do internacional português, que ali foi formado. Os outros são Moreirense (2), Boavista, Estarreja, Oliveira do Hospital e o FC Porto: o golo no Dragão continua a ser uma das obras primas de Ronaldo.

Sofrer golos de Cristiano Ronaldo quase que se pode dizer é uma banalidade. Mas há quem resista. E aí surge o nome do Benfica.

Há 66 equipas, agora a contar com seleções, que defrontaram Ronaldo e não sofreram golos do português. Obviamente, o madeirense não fez golos em todos os jogos, por isso há quem o tenha defrontado apenas uma vez e saído incólume.

Há, no entanto, dez formações que defrontaram Cristiano Ronaldo pelo menos três vezes e deixaram o madeirense em branco. Nenhuma fez melhor do que o Benfica.

No total, os encarnados defrontaram-no cinco vezes e nunca sofreram um golo do capitão da seleção nacional.

Já lá vão mais de dez anos desde o último confronto entre o madeirense e o Benfica, sendo que o primeiro aconteceu num dérbi de Lisboa, em 2002, com vitória encarnada por 2-0, golos de Zahovic e Tiago.

Ora, pelo menos até 2018 não se perspetiva um confronto entre Ronaldo e o Benfica. O Real Madrid faz parte do pote 1 da Champions como os encarnados e seria uma surpresa histórica se o português mudasse de clube.

Enquanto na próxima época procura novas vítimas para juntar à lista de 93 clubes, Ronaldo pode ter oportunidade neste verão para celebrar frente a uma das equipas que já defrontou quatro vezes e às quais nunca marcou: a Alemanha está na Taça das Confederações e um confronto com o internacional português significaria que Portugal, pelo menos, faria cinco jogos e estaria os quatro primeiros classificados. 

E como o CR7 está de novo em temporada de recordes, não seria de admirar se tal acontecesse.