O presidente da federação suíça de futebol, Dominique Blanc, de 70 anos, testou positivo este domingo para o novo coronavírus (covid-19).

A confirmação surgiu no teste após dor de garganta e tosse leve, mas Blanc diz sentir-se «bem neste momento». «Agora, só tenho os sintomas de uma gripe leve», referiu.

A federação helvética revelou ter encerrado a sua sede, informando que os funcionários que recentemente tiveram contacto pessoal com Blanc receberam aconselhamento médico.

A 3 de março, Blanc esteve na reunião anual da UEFA, na qual levantou a questão quanto às consequências da suspensão dos campeonatos nacionais. «Estamos numa situação que pode abalar, para alguns de nós, o nosso futebol profissional até às suas fundações», referira, em Amesterdão, um dia após a Suíça ter sido um dos primeiros países a suspender o seu campeonato de futebol.

Na terça-feira, a UEFA vai reunir, por videoconferência, os presidentes das federações de futebol da Europa, para debater a situação atual, que afeta campeonatos nacionais e provas europeias.

No sábado, já outro presidente de uma federação de futebol, o da Sérvia, Slavisa Kokeza, tinha testado positivo para a covid-19.