A suspensão da imigração para os Estados Unidos vai vigorar durante 60 dias e aplicar-se a estrangeiros que procurem vistos de residência permanente para trabalhar no país.

«Temos de dar prioridade ao trabalhador norte-americano», reiterou o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Esta medida vai abranger todos os estrangeiros que procuram os chamados «green cards» de residência permanente para trabalhar nos Estados Unidos, mas exclui os vistos de trabalho temporário e terá possíveis exceções.

«Seria injusto que os americanos fossem substituídos por mão-de-obra estrangeiro», insistiu Trump, candidato a um segundo mandato nas eleições presidenciais de novembro próximo.

Trump tinha anunciado, quase 24 horas antes, no Twitter, a assinatura de um decreto presidencial para suspender a imigração, sem quaisquer pormenores.

«À luz do ataque do inimigo invisível e perante a necessidade de proteger os empregos dos nossos grandes cidadãos norte-americanos, vou assinar um decreto presidencial para suspender temporariamente da imigração para os Estados Unidos», escreveu, na terça-feira, o chefe de Estado norte-americano.