Os LA Galaxy, atuais campeões da MLS, perderam com os Seattle Sounders por 3-2, na primeira ronda do play-off final, e estão afastados da revalidação do título.

A equipa de Steven Gerrard, Giovanni dos Santos e Robbie Keane deslocou-se a Seattle e não conseguiu levar de vencida a equipa local, dizendo adeus ao sonho de vencer o quarto campeonato em cinco anos.

O jogo começou com um ritmo intenso e na primeira meia hora o marcador mexeu quatro vezes. Clint Dempsey abriu a contagem logo ao minuto 5. Friberg cruzou para a área, sem qualquer perigo, mas o guardião dos californianos desentendeu-se com um defesa e largou a bola, que ficou à mercê do goleador.  Este não se fez rogado e marcou o primeiro da noite.

A resposta foi imediata e, no minuto seguinte, Lletget iria empatar, com um remate cruzado, pelo chão, à entrada da área do lado esquerdo. Sem hipóteses!

Mas o empate no marcador não iria demorar muito. Após um livre lateral, pouco depois do meio-campo, que Ivanschitz cobrou, Haedo Valdez iria surgir a empurrar para o golo, ao segundo poste. Mais uma desatenção dos defensores dos Galaxy, que custou muito caro nas contas finais.

11 minutos, 2-1. Só que o jogo estava partido e os detentores do troféu iriam empatar dez minutos depois, com um golo de Zardes. O norte-americano rematou, à entrada da área, com a bola a desviar num defesa dos Sounders e a entrar perto do ângulo.

A partir daqui a partida acalmou e foi preciso esperar pelo minuto 73 para ver o golo que iria colocar os LA Galaxy fora dos playoffs. Uma confusão na área, mais um erro do guarda-redes Donovan Ricketts na saída da baliza, com a bola a sobrar para Friberg, que na meia-lua da área, fez um golaço, beneficiando do adiantamento do número 1 dos Galaxy.

Até este momento, os Sounders foram sempre mais perigosos e com muito mais oportunidades, mas não conseguiam marcar. Gerrard chegou mesmo a salvar o golo em cima da linha!

Os LA Galaxy ainda tentaram o empate, mas sempre sem resultado prático e o apito final significaria o fim de linha para a equipa da Califórnia, que não poderá assim revalidar o título.

Os Seattle Sounders vão agora defrontar nas meias-finais de conferência os FC Dallas, segundos na época regular. O outro jogo já definido será entre os New York Red Bulls, campeões da época regular, e o DC United, que afastou na véspera o New England Revolution do português José Gonçalves, finalista da época passada.