Eric Dier viveu um «período horrível» no Sporting na última temporada em que jogou nos leões. Num artigo que publicou no «The Players Tribune», o defesa inglês falou dessa temporada de 2013/14, com Leonardo Jardim, e recuou ainda mais no tempo para recordar o dia em que chorou no Estádio da Luz e o empréstimo ao Everton durante a adolescência.

«Aos 16 anos, durante um período fui emprestado ao Everton, o que foi muito difícil para mim. Mudei-me de Lisboa para Liverpool e nos primeiros seis meses não sabia o que estava ali a fazer - estava totalmente perdido. Naquela idade acabas por duvidar de ti mesmo. Dás tanto pelo futebol, mas não sabes se ele te dará algo em troca. É uma espécie de lotaria», começou por contar.

«Depois, na minha última temporada de Sporting mal joguei. Na minha primeira época enquanto sénior estive várias vezes no grupo principal, mas depois chegou um novo treinador e não tive grandes oportunidades. Foi um período horrível, provavelmente o meu pior, pois não sabia o que iria acontecer», recordou.

«Jogar em Portugal é um pouco diferente de jogar em Inglaterra. As coisas podem correr mal muito rapidamente - os campeonatos inferiores não têm nada a ver com os ingleses. Foi complicado para mim, mas no verão um treinador novo chegou, o Marco Silva. Foi fantástico comigo no mês que estivemos juntos e naquela altura não pensava noutra coisa além de tentar começar tudo de novo no Sporting», adiantou, mas de repente tudo mudou quando surgiu o Tottenham.

«Apareceu quando menos esperava. Foi uma oportunidade que tinha de aproveitar e felizmente correu tudo bem».

Eric Dier recordou ainda o dia em que Zidane o pôs a chorar no Estádio da Luz, quando, ainda criança, foi ver o França-Inglaterra no Euro 2004.

«Lembro-me da atmosfera desse dia. Portugal é um país acolhedor e havia muitos adeptos de Inglaterra e França. Toda a cidade estava a vibrar com o Europeu e eu fiz parte disso com o meu primo, o meu tio e o meu pai», recordou.

«Saltámos de alegria com o golo do Lampard», acrescentou, «mas depois veio Zidane». O francês marcou aos 90+1 e aos 90+3, virando o jogo. «Chorámos a sério nos degraus do Estádio da Luz.»