Tommy Gemmel, antigo jogador pertencente à equipa do Celtic que conquistou em 1967 a Taça dos Clubes Campeões Europeus no Estádio Nacional, em Lisboa, morreu nesta quarta-feira aos 73 anos após doença prolongada.

O antigo defesa central teve um papel importante na final com o Inter Milão, ao apontar o golo do empate e ao assistir Stevie Chalmer, aos 84 minutos, para o tento decisivo no triunfo por 2-1 sobre os italianos.

«Toda a família do Celtic está de luto pela sua morte. Todos os adeptos, colegas de equipa e amigos rezam neste momento extremamente triste», escreveu o Celtic no site oficial.

Gemmell fez também parte da equipa escocesa que perdeu depois, com o Feyenoord, aa final da Taça dos Campeões Europeus em 1970.

«Tommy Gemmell é uma verdadeira lenda do Celtic, que faz parte do maior episódio da história do clube. Um homem que desempenhou um papel fundamental no nosso maior triunfo sempre, no Estádio Nacional de Lisboa», lê-se ainda na mesma nota.

O «leão de Lisboa» vestiu a camisola do Celtic durante dez anos, entre 1961 e 1971. Nesse período, marcou 63 golos em 418 jogos, tendo conquistado, para além do título europeu, seis campeonatos nacionais e três taças da Escócia.