O Barcelona criticou a decisão do Supremo Tribunal espanhol de condenar a penas de prisão efectiva os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha e apelidou ao diálogo.

Defesa dos blaugrana, Gerard Piqué imediatamente colocou-se ao lado da posição tomada pelo clube. O internacional espanhol, que sempre se mostrou pró-referendo, partilhou o comunicado do Barça com a seguinte legenda: «Orgulhoso por fazer parte deste clube».


Em relação ao comunicado do campeão espanhol, o Barcelona defendeu que a prisão não é solução.

«Do mesmo modo que a prisão preventiva não ajudou a resolver o conflito, tão pouco o fará a prisão efetiva decidida hoje, porque a prisão não é solução. A resolução do conflito na Catalunha passa, exclusivamente, pelo diálogo político», refere.

As repercussões da sentença afetou a Federação Catalã de Futebol que, em solidariedade com os políticos e famílias, decidiu suspender toda a sua atividade.

«Como federação desportiva mais importante da Catalunha, a Federação Catalã de Futebol decreta a suspensão de toda a atividade», indicou o organismo, acrescentando também que a solução passará pelo diálogo entre todas as partes.

Oriol Junqueras, Raul Romeva, Jordi Turull, Dolors Bassa, Joaquim Forn, Josep Rull, Jordi Sánchez e Jordi Cuixart foram os políticos condenados. 

Na sua maioria, os independentistas foram condenados por crime de sedição e desvio de fundos públicos, uma decisão esperada, que afasta o crime de rebelião defendido pelo Ministério Público, que tinha penas de prisão maiores.

Tudo sobre futebol internacional