Segundo um estudo publicado pela revista Forbes, o Barcelona é o clube com maior influência nas redes sociais, numa análise que engloba todos os desportos. O clube catalão surge destacado à frente do Real Madrid e do Manchester United.

As 32 equipas que compõem a NFL, a liga de futebol americano, reúnem um total de 141 milhões de seguidores nas redes sociais, menos do que o Barcelona que, sozinho, conta com 145 milhões de adeptos associados às suas contas.

Um estudo promovido pela revista norte-americana assente em três critérios principais: o número de adeptos, o número de interações [inclui comentários, partilhas, likes e retweets] e as receitas geradas graças aos conteúdos patrocinados. Este estudo, realizado entre junho de 2015 e junho de 2016, teve em conta as redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

Além do Barcelona, o ranking é dominado por clubes de futebol que contam com onze clubes entre os vinte primeiros classificados, com apenas três equipas da NBA (liga norte-americana de basquetebol) a conseguirem imiscuir-se no top-ten.

Os dez clubes mais influentes nas redes sociais

1. FC Barcelona (Espanha)
145 milhões de adeptos
1 bilhão e 45 milhões de interações
25,3 milhões de dólares de receitas

2. Real Madrid (Espanha)
141 milhões de adeptos
601 milhões de interações
12,1 milhões de dólares de receitas


3. Manchester United (Inglaterra)
88,4 milhões de adeptos
522 milhões de interações
12,1 milhões de dólares de receitas


4. Arsenal (Inglaterra) :
50,6 milhões de adeptos
239 milhões de interações
9,2 milhões de dólares de receitas


5. Chelsea (Inglaterra) :
59,5 milhões de adeptos
181 milhões de interações
6,1 milhões de dólares de receitas


6. Bayern Munich (Alemanha) :
46,8 milhões de adeptos
204 milhões de interações
2,5 milhões de dólares de receitas


7. Los Angeles Lakers  (EUA):
29,4 milhões de adeptos
106 milhões de interações
11 milhões de dólares de receitas


8. Golden State Warriors (EUA) :
13,6 milhões de adeptos
293 milhões de interações
3,3 milhões de dólares de receitas


9. Manchester City (Inglaterra):
29,5 milhões de adeptos
107 milhões de interações
5,8 milhões de dólares de receitas


10. Cleveland Cavaliers (EUA) :
9,5 milhões de adeptos
102 milhões de interações

12,5 milhões de dólares de receitas