O presidente do Barcelona garantiu, nesta quarta-feira, que a continuidade de Luis Enrique no clube não está em causa, mas não desmentiu (nem confirmou) um desentendimento entre o técnico e Lionel Messi.
 
«Luis Enrique não está em perigo», garantiu Josep Bartomeu, depois de anunciar a marcação de eleições para o final da temporada. «Tem dois anos de contrato, um projeto desportivo novo. Está motivado e quer mostrar que é um grande treinador», acrescentou.
 
Relativamente ao noticiado desentendimento entre o treinador e o principal jogador do clube, Bartomeu optou por não confirmar nem desmentir, com o argumento de que «o balneário é um sítio sagrado».

«O que se passa no balneário, fica no balneário»
 
«Vejo o Messi feliz em Barcelona. Não por ter tomado café com ele, mas por ver a forma como treina, como joga, como quer ganhar. Tem uma motivação altíssima», acrescentou. «Não vou explicar o que fiz com ambos. As coisas funcionam bem. Os dirigentes não se vão meter entre o treinador e um jogador. Estivemos em contacto e as coisas estão bem», garantiu o líder «blaugrana», desmentindo a instauração de um processo disciplinar ao argentino.
 
A demissão do diretor desportivo Andoni Zubizarreta foi justificada com uma «perda de confiança» nas últimas semanas. «Pensámos que era a melhor solução. Não há nada de grave. Quando não há confiança plena é melhor fazer mudanças», explicou, embora garantindo que o antigo guarda-redes «não teve nenhuma responsabilidade» relativamente à sanção da FIFA.
 
Recorde-se que o Barcelona está impedido de contratar em 2015, por irregularidades no recrutamento de atletas menores de idade. Bartomeu lamentou a mudança na forma de trabalhar do clube, garantindo que o caso já deu origem a algumas saídas no clube, mas ainda assim voltou a defender que a sanção é injusta.
 
O presidente do Barcelona anunciou, de resto, que o clube «não terá relações institucionais com a FIFA durante a sanção», e que por isso não estará presente na Gala da Bola de Ouro (Messi está entre os três nomeados para conquistar o troféu, juntamente com Cristiano Ronaldo e Manuel Neuer). Ao organismo liderado por Josepp Blatter será ainda enviada, nos próximos dias, uma «carta muito dura».
 
Recusando-se a comentar alguns nomes já apresentados pela imprensa, Josep Bartomeu revelou ainda que o novo diretor desportivo do Barcelona será alguém que «está no clube ou já esteve». «Queremos alguém que tenha o ADN Barça», adiantou.