Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, vai partilhar a Bota de Ouro, referente ao melhor marcador dos campeonatos europeus, com o futebolista uruguaio Luis Suárez, do Liverpool, depois de ambos assinarem 31 golos.

CR7, que foi o melhor marcador da Liga espanhola, fez os 31 golos em 30 jogos, menos três do que Suárez precisou para fazer os seus.

Esta é a terceira vez que o internacional português conquista a Bota de Ouro, troféu que já recebeu em 2007/08 no Manchester United, com 31 tentos, e em 2010/11 com a marca de 40 golos, mas é a primeira vez que divide o prémio.

Ronaldo iguala assim o seu eterno rival, o argentino Lionel Messi, que já tem três distinções como melhor goleador europeu (2009/10, 2011/12 e 2012/13).

O avançado do Real Madrid podia ter conquistado a Bota de Ouro sozinho, mas uma lesão impediu-o de disputar, no sábado, o último encontro da Liga espanhola frente ao Espanhol, tal como tinha acontecido na semana anterior com o Celta de Vigo.

O português e o uruguaio bateram Messi, que concretizou por 28 vezes, mais uma que o hispano-brasileiro Diego Costa, do novo campeão espanhol, o Atlético Madrid.

A pontuação da Bota de Ouro tem em atenção o grau de exigência das diferentes ligas europeias, com os principais campeonatos a verem o número de golos multiplicado por dois.

Por isso, Jonathan Soriano, do Salzburgo, que também marcou 31 golos, ficou em sexto lugar da lista, porque a liga austríaca tem um coeficiente de apenas 1,5 de dificuldade.