Johan Cruyff, treinador que implementou o futebol total no Barcelona na década de 90, considera que é impensável o Real Madrid apenas ter conquistado uma Liga Espanhola nas últimas sete edições.

«É ridículo que o Real Madrid apenas tenha conquistado um título espanhol em sete anos. Perder um campeonato não é problema, mas não é aceitável perdê-lo tantas temporadas», escreveu o holandês num artigo publicado no De Telegraaf, insinuando que existem sentimentos negativos no balneário merengue.

«No Barcelona toda a gente ajuda a marcar golos. Nos últimos jogos cheguei a duvidar se algum jogador do Real Madrid queria realmente que o companheiro marcasse. Este é um problema se queres ganhar títulos e o treinador e que o treinador tem de controlar», sublinha.

Cruyff acredita que a final da Liga dos Campeões entre Barcelona e Juventus demonstra a hegemonia dos dois países no panorama atual do futebol europeu.

«A final entre a Juventus e Barcelona é uma boa demonstração do que foi temporada, em que o futebol italiano e o espanhol estiveram por cima do resto. Estiveram dois clubes espanhóis e um italiano nas meias-finais da Liga dos Campeões e outros dois clubes espanhóis e um italiano nas meias-finais da Liga Europa. Isso diz tudo», sintetiza, mostrando-se dececionado com os clubes ingleses.

«A Premier League foi dececionante. Não há nenhum representante nas finais das competições europeias. Isso demonstra, uma vez mais, que o dinheiro não é tudo e que o êxito desportivo não se compra. Digo isto tanto pelo PSG como pelo Manchester City, que têm muito mais dinheiro para gastar que a Juventus», rematou.