O Barcelona começou a época com a perda da Supertaça de Espanha para o Real Madrid. Contudo, o desempenho nas restantes competições demonstra uma equipa do Barça que não se ressentiu da queda inicial: líder isolado do campeonato espanhol e do Grupo D da Liga dos Campeões, sendo que tem também a presença garantida na quarta eliminatória da Taça do Rei de Espanha.

Apesar do registo alcançado há quem ouse criticar a equipa orientada por Valverde, técnico que cumpre a época de estreia no banco culé. Foi o caso de Frank de Boer, ex-técnico do Crystal Palace.

«O Barcelona não joga muito bem, mas vence. Normalmente, uma equipa que ganha jogos assim, ainda que não jogue muito bem, acaba por ser campeã», considerou, em declarações ao diário catalão Sport.

O holandês aproveitou ainda para falar do momento de forma do Real Madrid, equipa que está a oito pontos da liderança da Liga.

«O Real Madrid tem de subir de forma, se isso não acontecer, a Liga está quase perdida. Neste momento tem de vencer o Atlético e o Clássico. Se perder contra o Atlético será muito difícil vencer a Liga, já que o Barcelona não vai perder assim tantos jogos», referiu, antes de acrescentar não saber o que se passa com o campeão espanhol.

«Não sei o que se passa com o Real Madrid. Tem, praticamente, a mesma equipa do ano passado, embora não tenha tanta fome de títulos.»

Frank de Boer foi convidado a escolher entre Messi e Cristiano Ronaldo. A escolha do treinador de 47 anos acabou por recair no astro argentino.

«O meu favorito é Messi. Gosto de ver a forma como dribla, dá assistência ou marca. Ronaldo também é fantástico, mas prefiro Messi», disse, à margem de um evento em Madrid.

Por último, de Boer referiu que está aproveitar esta fase da carreira para «relaxar» enquanto aguarda o convite certo para regressar ao ativo.