A derrota pesada do Barcelona no Parque dos Príncipes com o PSG para a Liga dos Campeões (4-0) colocou os catalães praticamente com um pé e meio fora da competição ainda nos oitavos de final.

Mas há quem defenda que o conjunto espanhol ainda tem uma palavra a dizer. É o caso de Pep Guardiola, conhecedor da equipa culé como poucos. «Se há uma equipa que pode dar a volta, com a sua mentalidade, é o Barcelona. Dominou o futebol durante dez anos. O meu conselho é que não os critiquem muito porque voltarão a tirar-vos a razão», apontou o agora treinador do Manchester City na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Huddersfield Town, a contar para a Taça de Inglaterra.

Para Guardiola, o estatuto dos catalães permanece inalterado mesmo após o desaire de terça-feira passada. «O Barcelona continua a ser a melhor equipa do mundo. É sempre uma surpresa perder daquela forma porque são muito bons, mas no futebol tudo pode acontecer. Há muita competição e os adversários são muito bons. Num mau dia para uma equipa e bom para outra tudo pode acontecer. Também já me aconteceu», observou.

O treinador do City falou ainda acerca da crise de outro clube: o rival Arsenal, que nesta semana perdeu por 5-1 com o Bayern Munique. Guardiola saiu em defesa do homólogo dos «Gunners». «Basta uma ou duas derrota para que as pessoas se esqueçam do que fizeste durante ano. O Arsenal e Wenger têm todo o meu apoio.»