A contratação de Nélson Semedo pelo Barcelona aguçou a curiosidade dos espanhóis no jogador português.

Hélder Cristóvão, treinador que apostou no jogador a lateral, recordou em entrevista ao diário Sport que Semedo chegou a ponderar sair da Luz por não querer jogar nessa posição.

«Quando se deu a mudança de posição, ele queria sair do Benfica B para uma equipa pequena, por não ter a hipótese de jogar como médio. No entanto, eu convenci-o a ficar e a jogar a lateral. Por isso temos esta amizade e cumplicidade. Consegui convencê-lo. Falei com o presidente para dar-lhe um lugar na equipa B como lateral-direito porque tinha condições para o fazer», explicou o técnico do Benfica B, acrescentando:

«Falei com ele e percebeu que tinha uma boa oportunidade para ficar. Fez um esforço para jogar a lateral e agora chega a recompensa pelo esforço. Foi uma adaptação conseguida. Teve paciência nessa posição, porque não tinha experiência a jogar na ala, nem como defesa. Mas fê-lo muito bem. A partir daí sempre jogou mais a lateral-direito.»

Hélder Cristóvão comentou também a saída do lateral para Espanha, dizendo que o Barcelona foi a escolha ideal.

«O Barcelona é a equipa ideal para ele. Talvez no início, por causa da sua timidez, possa ter alguns problemas, mas creio que conseguirá estar bem devido ao ambiente no Barça. Ainda para mais coincidiu com o André Gomes no Benfica B. Conhecem-se muito bem. Vejo algum tempo de adaptação, mas vão gostar muito dele, está pronto para jogar no Barça», garantiu, comparando Nélson Semedo a Dani Alves.