Liga Espanhola e Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE) reuniram nesta segunda-feira e entre diversas propostas apresentadas, destaca-se a oportunidade de jogadores sem clube rumarem aos Estados Unidos para um estágio, a fim de encontrarem equipas para jogar.
 
Uma ideia que surge depois do anunciado acordo para que partidas do campeonato espanhol sejam disputadas em solo norte-americano, o que levou a um movimento dos futebolistas, em desacordo com a medida.
 
Agora, para que os futebolistas possem beneficiar do mesmo acordo, a Liga espanhola pretende oferecer um estágio de 15 dias em Miami e Nova Iorque a jogadores espanhóis sem contrato, para que possam ter oportunidade de encontrar uma equipa e prosseguir carreira futebolística, sem pausas. Para esse estágio, apenas seriam admitidos 25 atletas de nacionalidade espanhola.
 
Na proposta apresentada junto da AFE, a LaLiga destaca que os jogadores teriam acompanhamento personalizado e sessões de vídeo com análises individuais, bem como oito sessões de treino em instalações profissionais e quatro jogos frente a equipas profissionais.
 
A proposta vai ser analisada pela AFE, que dentro de uma semana se deverá pronunciar sobre esta medida que a Liga espanhola pretende implementar de modo a fortalecer relações entre Espanha e Estados Unidos.