O Real Madrid foi goleado por 5-1 pelo Barcelona, em Camp Nou e agudizou o período negativo. Os campeões europeus apenas venceram um dos últimos seis encontros, o que aumentou os rumores acerca de uma eventual saída de Julen Lopetegui. 

Após o «El Clásico», o técnico do recusou apresentar a demissão. «Estou triste como todo o balneário. Tenho forças para continuar. É um golpe duro, mas tenho forças e confiança no grupo. A equipa ainda tem vida», disse, citado pela Marca, acrescentando:

«Como treinador tenho de assumir e trabalhar a equipa. A equipa tem futuro esta temporada.»

Em relação à goleada sofrida às mãos do eterno rival, Lopetegui defendeu-se e frisou que a sua equipa teve possibilidades de empatar quando resultado estava em 2-1. 

«Tivemos oportunidades para dar a volta. Na primeira parte o Barcelona foi melhor, na segunda parte mudámos as coisas depois da lesão de Varane. Existiram infortúnios. O resultado é um castigo excessivo», comentou.

Perante a insistência dos jornalistas, Lopetegui abordou novamente a questão da demissão. «Não sou quem toma as decisões. Falo da crença desta equipa, o resto não é da minha competência.»