O Barcelona goleou em Camp Nou o Alavés por 4-1 e descolou, ainda que à condição, do Real Madrid no topo da Liga espanhola.

Luis Suárez foi a grande figura do jogo: assistiu para os três primeiros golos e fechou a contabilidade na conversão de um penálti aos 75 minutos.

Primeiro, aos 14 minutos, serviu Griezmann para o 1-0 e em cima do apito para o descanso assistiu Arturo Vidal para o 2-0.

Na segunda parte, Pere Pons reduziu para os visitantes ao minuto 56, mas Lionel Messi voltou a dar conforto aos blaugrana com um remate certeiro de fora da área: no último jogo de 2019, o avançado argentino ultrapassou a marca dos 50 golos pela nona vez nos últimos dez anos, e chegou aos 250 golos para a Liga em Camp Nou em 234 partidas.

Aos 75 minutos, Suárez fez o 4-1 final na conversão de um penálti assinalado na sequência de uma mão na bola de um homem do Alavés após um remate do uruguaio.

Nélson Semedo começou o jogo no banco de suplentes, tendo sido lançado em campo aos 85 minutos para o lugar de Sergi Roberto.