Os futebolistas Samuel Umtiti, Gavi e Ousmane Dembélé testaram positivo à covid-19 e são mais três baixas no Barcelona, confirmou na manhã desta quarta-feira o clube catalão, em nota oficial.

«Os jogadores Dembélé, Umtiti e Gavi deram positivo à covid-19 nos testes PCR realizados ao plantel. Os jogadores estão bem de saúde estão isolados em suas casas. O clube informou as autoridades competentes», refere o Barcelona.

Tratam-se de mais três baixas devido à covid-19 no plantel comandado por Xavi, depois de, nos últimos dias, Jordi Alba, Dani Alves e Lenglet terem testado positivo, além de Alejandro Baldé.

Vários clubes da liga espanhola têm sido fortemente afetados nos últimos dias, depois do curto período de férias de Natal. 

Entre segunda-feira e terça-feira, também a Real Sociedad, o Bétis, o Cádiz, o Levanteo Elche e o Sevilha foram alguns dos clubes que confirmaram a existência de infetados. O Rayo Vallecano também está muito limitado devido às infeções no plantel.

Xavi só tem nove jogadores de campo para o Maiorca

A somar às baixas por covid-19, o Barcelona tem ainda ausências por lesões e castigo que deixam Xavi apenas com nove jogadores de campo, da equipa principal, para o duelo com o Maiorca, no domingo, 2 de janeiro.

Busquets está castigado e é baixa, além dos lesionados Ansu Fati, Pedri, Memphis Depay, Martin Braithwaite e Sergi Roberto.

Assim, os nove jogadores de campo disponíveis neste momento são Sergiño Dest, Piqué, Ronald Araújo, Óscar Mingueza, Eric García, Riqui Puig, Coutinho, Frenkie de Jong e Luuk de Jong. Juntam-se a estes os guarda-redes Ter Stegen, Neto e Iñaki Peña.

O Maiorca-Barcelona, da 19.ª jornada da liga espanhola, tem início às 20 horas de domingo.