18 de agosto de 2019, a data que vai ficar marcada na carreira de João Félix como o primeiro jogo oficial do extremo português na liga espanhola, pelo Atlético de Madrid. A equipa de Diego Simeone entrou da melhor forma no campeonato, ao vencer na receção ao Getafe, por 1-0, no Wanda Metropoliano.

O duelo madrileno foi intenso de início a fim e teve de tudo um pouco: além de golo, duas expulsões e uma grande penalidade. Um filme que, para João Félix, durou 67 minutos: o português saiu tocado, com queixas físicas na perna esquerda, após ter caído mal num duelo com um adversário.

Na primeira parte, o Atlético deu o primeiro sinal numa rápida transição conduzida por Morata e finalizada por João Félix, aos 14 minutos. Soria saiu da pequena área e agarrou, num lance que acabou com fora de jogo ao número sete dos colchoneros. Um pouco mais tarde, o guardião do Getafe voltou a ser protagonista, ao intercetar um cruzamento de Trippier: o lateral-direito foi servido com uma trivela perfeita de Saúl e tinha Félix e Morata na área, mas viu as intenções negadas (21m).

À terceira aproximação, o golo lá surgiu. Saúl e Partey trabalharam a meio campo, o ganês variou para a direita e Trippier cruzou calibrado para a cabeça de Morata bater Soria, aos 23 minutos.

LEIA MAIS: todas as notícias do futebol internacional

O Getafe tentou reagir ao golo sofrido, mas sem grande sucesso, numa primeira parte que acabou em tons de vermelho. Aos 38 minutos, Molina viu Partey fugir a meio campo e fez falta pisando um pé do ganês. Inicialmente viu cartão amarelo, mas acabou expulso após análise do árbitro Cuadra Fernández às imagens do vídeo-árbitro. Contudo, quatro minutos volvidos, Renan Lodi viu dois amarelos seguidos e acabou também expulso na equipa do Atlético.

Novo empate nos homens em campo, vantagem do Atlético no marcador, que se manteve na etapa complementar. Já com a mudança de lado, foi preciso esperar até ao minuto 56 para ver João Félix explodir pela primeira vez no Wanda Metropolitano. O português arrancou do meio campo defensivo, tirou quatro adversários do caminho e foi derrubado por Bruno González na área. Contudo, Morata viu Soria esticar-se para uma grande defesa, que negou o bis do espanhol, da marca de grande penalidade.

Atlético Madrid-Getafe: o filme e os vídeos do jogo, com Félix em ação

Pouco depois, Simeone não arriscou e tirou Félix após as queixas físicas. Até final, o Getafe foi quem mais arriscou – naturalmente – na busca pelo golo e esteve muito perto, num pontapé soberbo de Ángel Rodríguez, aos 86 minutos: a bola beijou o ferro.

O Atlético segurou a vantagem, Félix suspirou no banco e Simeone acabou o jogo a festejar a vitória de forma exuberante, puxando pelos adeptos e correndo em direção do balneário. Além de Félix, um jogo para a história da carreira de Trippier e Lodi, que se estrearam também na liga espanhola.