Arbeloa está de saída do Real Madrid. Em final de contrato, o lateral vai despedir-se este domingo do Santiago Bernabéu, no jogo com o Valencia. José Mourinho aproveitou o momento para escrever uma carta aberta ao antigo futebolista, através do jornal «Marca». O português não poupou nos elogios.

«Arbeloa é um amigo, não é apenas um jogador para mim. Como um jogador se transforma num amigo? Ao ser um exemplo de paixão pela sua profissão, de amor ao seu clube, de dedicação a um grupo de trabalho e aos seus objetivos, de humildade e de honra na relação com todos os que trabalham com ele no dia a dia.»

»Na história do nosso gigantesco clube passaram muitos dos melhores jogadores do mundo. Arbeloa não tem esse estatuto tão grande, mas é seguramente um dos que deu ao Real Madrid, aos seus sócios, a todos os seus treinadores e companheiros tudo o que tinha e não tinha.»

»Eu, para Arbeloa, só tenho palavras de agradecimento. Nos meus 16 anos de treinador tenho-o, seguramente, no pódio dos jogadores mais importantes com que trabalhei. Um bom jogador e um homem excecional.»

O jornal espanhol traz hoje um trabalho de fundo sobre o adeus de Arbeloa, que, em entrevista, também reconhece o papel do português na sua afirmação pelos «Blancos», concordando com haver um antes e um depois de Mourinho no seu papel no clube: «Mediaticamente sim. O tratamento que a imprensa me deu foi muito diferente. Mou ajudou-me não só no futebolístico mas também no pessoal. A não ter medo de dizer o que penso, a não ter medo de defender o meu clube. Esse foi o legado que ele deixou em mim, e pelo qual estarei sempre agradecido.»