O Real Madrid e o Atlético Madrid foram punidos pelo Comité de Disciplina da FIFA por infrações no que diz respeito à contratação de jogadores estrangeiros menores de idade.

Os dois clubes foram proibidos de inscrever jogadores espanhóis e estrangeiros durante os próximos dois mercados de transferências (verão de 2016 e janeiro de 2017).

Em comunicado, o Comité de Disciplina do organismo que tutela o futebol a nível internacional refere que as sanções aplicam-se a todo o futebol dos clubes - à exeção do futebol feminino, futsal e futebol de praia - e que não dizem respeito à venda de jogadores.

Na origem da investigação, inicialmente conduzida pelo FIFA Transfer Matching System GmbH (TMS), estão contratações de jogadores menores durante o período de 2007 e 2014 (no caso do Atlético) e entre 2005 e 2014, no que diz respeito ao Real Madrid.

O castigo, repita-se, só entra em vigor a partir do verão, pelo que os dois clubes ainda poderão contratar durante este mês de janeiro.

Recorde-se que o Barcelona já tinha sido punido por razões semelhantes. O clube blaugrana esteve impedido de inscrever jogadores no verão passado, num castigo que chegou ao fim esteve mês.