O Barcelona saiu do Clássico com 14 pontos de distância para o Real Madrid. No final do encontro, Ernesto Valverde, treinador dos catalães, não escondeu a satisfação pelo triunfo mas frisou que o campeonato está longe de estar fechado.

«É um jogo especial, porque é o Clássico. Sabemos do valor que tem para os nossos adeptos e vamos desfrutar desta vitória nas férias. É uma prenda da equipa para todos os adeptos do Barcelona», começou por dizer, antes de sublinhar que ainda falta muito para o final do campeonato.

«A Liga não está sentenciada. Temos vantagem, mas ainda não acabou a primeira volta. O nosso pensamento é vencer sempre o próximo jogo. Temos a intenção de não perder nenhum jogo. Perder pontos pode-nos custar caro.»

Valverde aproveitou ainda a conferência de imprensa para explicar os contrastes no jogo da primeira para a segunda parte.

«Na primeira parte o Real Madrid pressionou-nos muito no meio, obrigou-nos a jogar longe e tivemos dificuldades em assentar o nosso jogo. O Real fez uma pressão alta, homem a homem e obrigou-nos a fazer um jogo que não é o nosso. Tivemos dificuldades em superar essa primeira linha de pressão. Eles tiveram ocasiões, mas nós também. Considero que nenhuma equipa mandou no jogo. No segundo tempo assumimos o controlo do jogo e empurramo-los para o meio-campo defensivo. Aí temos qualidade para marcar e o jogo tornou-se cómodo», elucidou.

À terceira tentativa, Valverde venceu o primeiro Clássico desde que chegou ao Barcelona.