Poucos dias após os comportamentos racistas de uma fação de adeptos do Espanhol de Barcelona para com Iñaki Williams, o futebol no país vizinho viveu mais um momento difícil de descrever, mas desta vez por boas razões.

O Athletic Bilbao deslocou-se às Canárias para defrontar o Tenerife na Taça do Rei e aos 9 minutos (número da camisola de Iñaki Williams) a equipa da casa protagonizou um momento fantástico: nesse momento foi mostrada num dos ecrãs gigantes uma fotografia do avançado do Athletic e com as mensagens «Não ao racismo» e «#SomosTodosIñakiWilliams». Ao mesmo tempo duas tarjas de apoio eram erguidas por um grupo de adeptos.

Tocado pelo gesto, Iñaki Williams retribuiu com um agradecimento e aplausos, e voltou a reagir depois nas redes sociais. «Nunca esquecerei esta noite. Não apenas por mim, mas por toda a gente que sofre com isto diariamente. Espero que nos encontremos em breve na primeira.»

Por essa altura, o Tenerife, que jogou contra dez durante 118 minutos, vencia por 1-0, mas acabou eliminado no desempate por penáltis depois de um empate a três golos ao cabo de 120 minutos, com dois dos golos do conjunto visitante a serem apontados por... Iñaki Williams.

Veja o momento em que Tenerife se uniu contra o racismo: