Andrés Iniesta disputou, no passado domingo, o último El Clássico da sua carreira. O Barcelona divulgou, esta terça-feira, um vídeo que mostra como o internacional espanhol viveu o último embate frente ao eterno rival.

O vídeo começa com Iniesta a sair de casa. A câmara segue-o durante o percurso até Camp Nou, enquanto fala sobre o final da carreira.

«Só me restam quatro ou cinco jogos para disputar. Vão passar a voar e vou tentar disfrutar ao máximo. Vou sentir saudades de viver o jogo e de tudo o que está em seu redor. Vou tentar disfrutar do futebol de outra forma. O último jogo será, obviamente, marcante», referiu, enquanto conduzia. 

Uma paragem no percurso permite ao médio prosseguir o discurso: «Sempre gostei de pensar no jogo e tudo o que pode acontecer durante o mesmo. Ajuda-me a estar preparado. Depois do jogo começar a história pode mudar. Sempre fui uma pessoa que gostou de pensar no futebol e nos jogos.»

Imediatamente antes de estacionar o carro no parque do anfiteatro culé, Iniesta lembrou o dia em que anunciou a saída do clube de toda a vida.

«Depois da conferência de imprensa em que anunciei a minha saída… senti-me como se tivesse feito três jogos seguidos. Sentia arrepios pelo corpo todo. Foi gratificante sentir o carinho de todos. Como desportista e pessoa, acho que não há algo superior a isso. É sempre especial ganhar ao Real Madrid e temos o objetivo de ganhar a Liga sem perder. Vou tentar viver o jogo de outra forma. É o fim de um percurso de 16 anos na primeira equipa do Barcelona. Achei que esse dia nunca iria chegar», finalizou.

Depois cumpriu a rotina habitual: equipou-se, calçou as botas e foi espalhar magia para o relvado. A vinte minutos do final, Iniesta entregou a braçadeira de capitão a Messi e abandonou o relvado para dar o lugar a Paulinho. Camp Nou, como em tantas outras noites, rendeu-se ao mago de Fuentealbilla.

No final do El Clássico (2-2), voltou ao relvado de Camp Nou para celebrar com os seus companheiros o derradeiro título de campeão espanhol.

Aviso: o vídeo é emocionante, mas vale a pena ser visto.