A Eslováquia bateu a Ucrânia no «sprint» final e garantiu, pela primeira vez, a qualificação direta para a fase final do Euro-2016 com uma vitória tranquila no Luxemburgo ( 4-2), enquanto os ucranianos caíam em casa diante de uma Espanha ( 0-1) já qualificada e sem as suas principais estrelas.

As duas seleções tinham chegado à última jornada com os mesmos 19 pontos, já sem possibilidades de alcançar a líder Espanha (22 pontos), mas com hipóteses de reclamar o precioso bilhete que dava acesso direto à competição que a França vai organizar no próximo verão.

Euro-2016: todos os resultados e as classificações

A missão da Eslováquia era bem mais exequível, uma vez que lhe bastava ganhar no Luxemburgo, mas a Ucrânia, perante o anúncio das dispensas na seleção espanhola [pela primeira vez em dez anos sem jogadores do Barcelona], ainda acreditava numa possível troca de posições. Mas a verdade é que o sonho começou a desfazer-se em Kiev, ao minuto 22, ainda antes da Eslováquia marcar no Luxemburgo.

Num lance protagonizado por Cesc Fabregas, que cumpriu esta noite a 100ª internacionalização, Thiago Alcántara escapa pela esquerda e cruza para a cabeçada certeira de Mario Gaspar, lateral direito do Villarreal que se estreou na «roja» com um golo. No minuto seguinte, grande passe de Nolito e Fabregas é derrubado na área, mas depois, desde a marca dos onze metros, incomodado por um laser, o extremo do Chelsea permitiu a defesa de Andriy Pyatov. Nota de curiosidade: foi o quarto penalty que Fabregas desperdiçou na seleção em outra tantas tentativas.
 
A Ucrânia ainda festejou a grande defesa do seu guarda-redes, mas nos minutos seguintes, a Eslováquia marcou três golos de rajada no Luxemburgo - Marek Hamsik (24m), Adam Nemec (29m) e Robert Mak (30m) - e arrumou definitivamente com a questão.

O jogo de Kiev, acompanhado in loco por José Mourinho, seguiu intenso, com muitas oportunidades nas duas balizas, mas nem os golos do Luxemburgo [sim, marcou dois] serviram para alterar o quadro, que permite à Eslováquia acompanhar a Espanha para a fase final, enquanto a Ucrânia terá de comparecer no próximo domingo ao sorteio do play-off.
 

Entretanto, a fechar as contas do Grupo C, Bielorrússia e Macedónia, já sem possibilidades de se meterem nestas contas, fecharam a sua contribuição com um insonso nulo
.

Classificação final do Grupo C:
Espanha, 27; Eslováquia, 22; Ucrânia, 19; Bielorrússia, 11; Luxemburgo e Macedónia, 4.