A Suíça vai organizar a 14.ª edição do Campeonato da Europa feminino de futebol, em 2025.
A confirmação foi feita esta terça-feira, em Lisboa, no encontro do Comité Executivo da UEFA e na sequência de votação a três voltas.
Na votação final, a Suíça venceu com nove votos, batendo a candidatura nórdica composta por Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, que teve quatro votos.
A nação helvética sucede assim à Inglaterra, que organizou a fase final da prova em 2022 e que foi campeã europeia em casa.
Na segunda volta, a Suíça já tinha sido a mais votada, com seis votos, seguida da candidatura nórdica (quatro) e da Polónia que, com três votos, foi eliminada.
Antes, foi ainda afastada a França na primeira volta da votação, depois de ter tido apenas um voto, atrás da Suíça, da candidatura nórdica e da candidatura polaca, todas com quatro cada.
«Após um processo muito complicado e três rondas de votação, escolhemos, através de um processo democrático, o organizador do Euro2025: a Suíça», revelou, em Lisboa, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.
«O nosso Europeu deverá ser uma festa de quatro semanas para toda a Suíça e, graças à nossa localização, no “coração” da Europa, também para os países vizinhos», afirmou Marion Daube, a diretora de futebol feminino da Associação Suíça de Futebol (ASF) e responsável pelo projeto de candidatura, em comunicado.
O Europeu de 2025 vai ser disputado por 16 seleções, em oito estádios da Suíça.