Criar uma nova liga com equipas B é o novo projeto da federação inglesa de futebol (FA), com o objetivo de limitar fortemente o número de extra-comunitários.

As novas medidas foram apresentadas por Greg Dyke, presidente da FA, e constam de um relatório elaborado pelo comité responsável, em Outubro passado. As medidas propostas visam aumentar a presença regular de jogadores ingleses nos clubes do país.

Deste modo, Dyke pretende criar, a partir de 2016, um novo campeonato, denominado «League 3». Este escalão deverá incluir dez equipas B de clubes da Premier League e outras dez de escalões abaixo da League 2.

Outra das medidas visa rever a política de atribuição de vistos de trabalho a jogadores extra-comunitários, com o objetivo de limitar a dois o número de não europeus nos clubes do principal campeonato inglês e proibir totalmente a utilização destes jogadores em todos os escalões abaixo.

«Mais nenhum jogador com vistos de extracomunitário será autorizado a jogar por empréstimo noutros clubes ingleses, mesmo que sejam da Premier League», avisa Greg Dyke.

Ao mesmo tempo, o comité propõe limitar ainda mais o número de jogadores não formados no clube em cada equipa da Premier League. Em cinco anos, pretende-se que os atuais 17 sejam reduzidos para 12.

A federação inglesa identificou 66 futebolistas elegíveis para a seleção inglesa a jogar regularmente na Premier League e visa, com estas medidas, aumentar para 90, até 2022.