Para Andriy Shevchenko será Manuel Neuer o justo vencedor da Bola de Ouro. Numa entrevista ao site oficial da FIFA, o antigo jogador elogiou ainda a qualidade de Cristiano Ronaldo e Messi, os outros dois candidatos ao troféu.


Em relação à participação de Neuer no Mundial, que afirma ter seguido, Shevchenko destacou o papel do guardião no título alemão: «Não estava a jogar como um guarda-redes tradicional, era também o último homem da defesa. Participava na posse de bola e ajudava muito os seus defesas.»


No entanto, a presença do estreante Neuer na lista de candidatos não deita por terra as aspirações dos repetentes Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O ex-futebolista considera que «têm uma grande hipótese de ganhar», e destacou o percurso do Real Madrid — de Ronaldo — na Champions e o desempenho de Messi no Campeonato do Mundo.


Shevchenko venceu a Bola de Ouro em 2004, numa altura em que o prémio era atribuído pela revista France Football. Desde 2010 que o troféu conjuga o prémio da revista com o prémio de Melhor Jogador do Mundo atribuído pela FIFA.