O Serrano, clube pelo qual passou o antigo avançado do FC Porto Hulk entre os 12 e os 14 anos, festejou recentemente a promoção ao principal escalão do Campeonato Paraibano após 13 anos de ausência.

No últimos anos, o emblema brasileiro de Serra Redonda, uma pequena vila do interior do Estado de Paraíba esteve à beira da extinção, mas salvou-se graças à transferência de Hulk do FC Porto para o Zenit, em 2012.

A história foi recordada pelo presidente do clube ao Globoesporte. «Ele foi muito importante, porque não sei o que teria acontecido com o clube se a verba daquela transferência não tivesse vindo. Com o dinheiro, nós pagámos todas as nossas dívidas, tanto à Federação Paraibana, como à CBF. Depois disso pudemos voltar a jogar nas competições oficiais. Devemos muito ao Hulk», disse Valdir Cabral.

Graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA, que recompensa os clubes formadores do jogadores em caso de futuras transferências, o Serrano encaixou pela transferência de Hulk para o clube russo uma verba a rondar os 475 mil reais (cerca de 140 mil euros). A verba permitiu à modesta equipa pagar as dívidas, reestruturar-se e continuar a competir.

Refira-se que o Serrano espera voltar a arrecadar uma verba considerável agora pela transferência do internacional brasileiro para o Shanghai SIPG: cerca de 600 mil reais, qualquer coisa como 174 mil euros.