A federação inglesa (FA) quer testar as expulsões temporárias na próxima temporada. Basicamente, os cartões amarelos dariam lugar a castigos individuais de dez minutos, que seriam cumpridos fora de campo. Passado este período, o jogador era autorizado a reentrar no jogo, ficando a sua equipa completa.

A regra já é aplicada em desportos como o râguebi e o hóquei no gelo.

Ora, a FA quer replicá-la no futebol a partir da próxima temporada, com a conivência da FIFA. Para tal, mais de mil clubes das divisões secundárias inglesas foram contactados por email no último fim-de-semana.

Segundo a própria FA, a adesão ao projeto-piloto é voluntária, pelo que pode variar consoante os campeonatos ingleses. A Federação quer introduzir as expulsões temporárias abaixo da quinta divisão inglesa e nas categorias jovens masculinas e femininas

A iniciativa pode trazer benefícios monetários às equipas que aderirem, até porque costumam ter receitas pouco significativas. É que cada cartão amarelo visto por um jogador custa uma multa de 10 libras ao respetivo clube. Qualquer coisa como 11,8 euros.

Está ainda por saber se as suspensões acumuladas ao longo das jornadas se vão traduzir em jogos de castigo, como sucede com os cartões amarelos.