Joseph Blatter já reagiu à suspensão de oito anos que lhe foi aplicada pela Câmara Adjudicatória do Comité de Ética da FIFA. Em conferência cerca de uma hora depois de o castigo ter sido conhecido, o dirigente disse não entender por que razão foi condenado.

«Estou suspenso oito anos por quê? Dentro da FIFA as pessoas não conseguem perceber porque é que o presidente está suspenso. Isto é ser condenado antes de a justiça ser feita», afirmou, queixando-se de estar a receber um tratamento desumano.

«Sou um saco de pancada. Tenho pena que um ex-presidente da FIFA seja tratado como um saco de pancada. Tenho pena pelo futebol e pela FIFA», referiu Blatter numa longa intervenção com direito a perguntas.

O dirigente garantiu que vai recorrer da decisão de o afastar de todas as atividades relacionadas com o futebol até 2023. «Vou recorrer para o comité de apelo, para o Tribunal de Arbitral do Desporto e para a justiça suíça, pois sou um cidadão suíço.»

Joseph Blatter desafiou Platini, também ele banido para os próximos oito anos, a recorrer. «Não podem condenar alguém sem uma razão válida. Eu e o senhor Platini estamos suspensos mas isso não significa que acabou. Temos de nos defender. Espero que Platini sinta o mesmo. O Comité de Ética da FIFA já disse que eu e Platini seríamos banidos pra a vida. Agora voltam um pouco atrás. Isso mostra que algo está errado neste sistema. É por isso que eu tenho de lutar» completou.

Sobre o pagamento ilegal a Michel Platini, autorizado por Blatter, o dirigente suíço disse que não teve nada de ilegal e que era do conhecimento das várias instâncias da FIFA. «Temos a prova de que este acordo não era apenas do meu conhecimento e de Platini. Passou pelo comité financeiro, comité executivo, pelo comité de controlo da FIFA. Foi registado e foi tudo feito de forma legal.»