O ministro dos Desportos da Indonésia, Imam Nahrawi, anunciou que a Federação chegou a acordo com o Governo para a resolução do diferendo que motivou a suspensão aplicada pela FIFA.


«Na última noite, depois de ter assinado um documento que levantou as sanções, enviei uma carta à FIFA para o organismo tomar conhecimento do acordo», contou Imam Nahrawi.

O acordo é anunciado na véspera do início do Congresso da FIFA, agendado para esta quinta-feira na Cidade do México, no qual pode vir a ser discutida a questão relativa à suspensão do futebol indonésio.

Os principais diferendos entre a federação e o Governo prendiam-se com questões como salários em atraso e falta de um plano de assistência médica aos jogadores. 

Depois de em abril terem reunido com o líder da FIFA, Gianni Infantino, as autoridades indonésias chegaram a acordo com a federação, que se comprometeu a aplicar as reformas exigidas pelo Governo.

«O Governo acredita que a PSSI [federação indonésia de futebol] irá coordenar com as autoridades, clubes e FIFA a implementação de uma reforma total no futebol indonésio» acrescentou o ministro.

Recorde-se que, em maio de 2015, a FIFA suspendeu o futebol indonésio de todas as competições internacionais por ingerências do Governo na Federação de Futebol da Indonésia.

A Indonésia revelou entretanto por estes dias que está a desenvolver um plano para tentar contratar José Mourinho.