São esperadas cerca de três mil e quinhentas mulheres no Irão-Cambodja desta quinta-feira, jogo que marca o fim da proibição das mulheres em estádio de futebol iranianos, imposta em 1979.

Os bilhetes para o encontro de qualificação para o Mundial 2022, que terá lugar em Teerão, esgotaram, num estádio com a capacidade de 80 mil espectadores, onde «está garantida a presença de cerca de três mil e quinhentas mulheres», avançou a agência iraniana de notícias.

Recorde-se que a abertura dos estádios a mulheres surge semanas depois de a jovem Sahar Khodayari, conhecida como Blue Girl, morrer, após se ter imolado em frente a um tribunal de Teerão, num ato que tomou por ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo.

Países que impedem mulheres de entrar nos estádios? Eis o apelo da UEFA

Depois da «onda» de protestos que surgiram após a morte da jovem de 29 anos, a FIFA deslocou-se à capital iraniana, ausentando-se depois de receber garantias de que as mulheres seriam autorizadas a entrar nos estádios.

O estádio Azadi vai marcar o primeiro encontro com mulheres nas bancadas, onde estão a ser colocadas redes para separar homens e mulheres. O encontro está marcado para esta quinta-feira, às 14h30.