O francês Michel Platini já formalizou no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) o recurso da suspensão de seis anos de toda a atividade no futebol, anunciou nesta quarta-feira a mais alta instância jurídica do desporto.

O dirigente francês, presidente da UEFA desde 2007, está suspenso por seis anos por ter recebido ilegalmente 1,8 milhões de euros de Joseph Blatter, antigo líder da FIFA, em 2011, por alegado trabalho de consultadoria realizado em 2002.

«No recurso ao TAS, Michel Platini pretende anular as decisões dos comités de Ética e Recurso da FIFA que o tornam ilegível para qualquer atividade relacionada com o futebol, no plano nacional e internacional, por seis meses», refere o comunicado do TAS.

Recorde-se que no final do ano passado o Comité de Ética da FIFA suspendeu Platini por oito anos. O antigo jogador recorreu para o Comité de Recurso do organismo que tutela o futebol a nível internacional e acabou por ver a pena reduzida para seis anos, à semelhança do que aconteceu também com Joseph Blatter.