O ex-presidente da UEFA, Michel Platini, revelou publicamente que no Campeonato do Mundo de 1998, em França, existiu uma «pequena batota» para que os franceses só defrontassem o Brasil na final da competição, o que acabou por acontecer.

«França-Brasil na final era o sonho de todos. Não nos preocupámos seis anos com o Mundial para não fazer algumas pequenas batotas», revelou Platini em entrevista à France Bleu Sport.

O ex-presidente da UEFA, suspenso por pagamentos ilegais, disse que o Comité Francês de Organização do Mundial de 1998, do qual Platini fazia parte, usou um «pequeno truque» para que a seleção francesa e o Brasil só se encontrassem na final.

O «truque» consistia em colocar Brasil e França nos grupos A e C, respetivamente. Dessa forma, as duas seleções evitaram o confronto antes da final. No entanto, de acordo com as regras da FIFA, a disposição das equipas nos grupos deve ser feita de forma aleatória.

«Acham que outros não o fizeram? Ao ultrapassar todos os obstáculos até à final, França e Brasil realizaram o sonho da organização da prova», afirmou Platini.

A França venceu por 3-0 o Brasil na final do Campeonato do Mundo de 1998, sagrando-se campeã mundial no seu país.