Apenas oito equipas de futebol constam na lista das cinquenta equipas desportivas mais valiosas do mundo em 2019. Segundo um estudo da conceituada revista Forbes, este ranking é dominado pela NFL (liga de futebol norte-americana) e MLB (liga de baseball norte-americana) e só depois surge o futebol, apenas com mais uma equipa do que a NBA (liga de basquetebol norte-americana) no ranking dos cinquenta mais valiosos.

No topo desta lista estão os Dallas Cowboys (NFL), uma equipa avaliada em 5 biliões de dólares e com receitas operativas de 365 milhões de euros. Seguem-se os New York Yankees (MLB), com um valor estimado em 4,6 biliões de dólares e receitas de 30 milhões. O primeiro clube de futebol nesta lista é o Real Madrid, no terceiro lugar, com um valor de 4,24 biliões de dólares e receitas de 112 milhões.

Logo a seguir ao clube do Santiago Bernabéu surge o rival Barcelona, no quarto lugar, enquanto o Manchester United, que chegou a liderar este ranking em 2012, surge agora no sexto lugar, enquanto o Bayern Munique destaca-se no 17.º posto. Os restantes representantes do futebol são todos da Premier League: Manchester City (25.º), Chelsea (32.ª), Arsenal (42.º) e Liverpool (45.º).

O estudo dá conta que os maiores clubes do mundo estão cada vez mais ricos. Em 2012, o Manchester United era o único clube avaliado acima dos 2 biliões de dólares, mas agora já são mais de cinquenta, metade delas da NFL, a liga de futebol americano.

Ranking dos dez primeiros

1.º Dallas Cowboys (NFL): 5 biliões de dólares

2.º New York Yankees (MLB): 4,6

3.º Real Madrid (futebol): 4,24

4.º Barcelona (futebol): 4,02

5.º New York Knicks (NBA): 4

6.º Manchester United (futebol): 3,81

7.º New England Patriots (NFL), 3,8

8.º Los Angeles Lakers (NBA): 3,7

9.º Golden State Warriors (NBA): 3,5

10.º New York Giants (NFL): 3,3

Confira a lista completa: