As seleções de Países Baixos e de Espanha qualificaram-se ao final desta tarde para as meias-finais do Campeonato da Europa de sub-21, após eliminarem, respetivamente, a França e a Croácia.

No Estádio Uj Bozsik, em Budapeste, na Hungria, Upamecano deu vantagem aos franceses aos 23 minutos, mas a seleção laranja conseguiu reagir na segunda parte e empatou o jogo aos 51 minutos, por Myron Boadu. O avançado de 20 anos do AZ Alkmaar deu depois a volta ao marcador, já em tempo de compensação, aos 90+1’, fazendo o 2-1 final no marcador.

Os comandados de Erwin Van De Looi esperam agora adversário nas meias-finais, que sairá do encontro entre Dinamarca e Alemanha, que também se realiza esta noite (20h00).

Já a Espanha sofreu, mas conseguiu apurar-se e ainda tem hipóteses de defender o título conquistado em 2019. Os comandados de Luis de la Fuente bateram a Croácia, também por 2-1, mas só após prolongamento, em Maribor, Eslovénia.

Javier Puado deu vantagem aos espanhóis aos 66 minutos, mas Ivanusec, de penálti, fez o 1-1 já no quarto minuto de compensação, após falta de Hugo Guillamón sobre Biuk, na área.

Foi já na segunda parte do prolongamento que apareceu de novo Puado, para bisar e dar o apuramento a Espanha, com o 2-1 final aos 110 minutos. Mingueza, que viu cartão amarelo, é baixa nos espanhóis para as meias-finais, onde o adversário sairá do encontro entre Portugal e Itália. O avançado do Sporting de Braga, Abel Ruiz, foi suplente não utilizado.

Javier Puado festeja com Mingueza e Bryan Gil o golo que abriu o marcador do Espanha-Croácia, nos «quartos» do Euro sub-21 (Igor Kupljenik/EPA)

As meias-finais estão agendadas para quinta-feira e a final é no domingo, 6 de junho.

Artigo atualizado às 19h35, com o apuramento de Espanha