A FIFA confirmou esta quinta-feira ter entregado 5 milhões de dólares (4,43 milhões de euros) à federação irlandesa e futebol (FAI) em 2010 para que esta não avançasse para os tribunais com uma queixa relativamente à eliminação na fase de apuramento para o Mundial da África do Sul, em 2010.

Recorde-se que a Irlanda foi eliminada pela França no play off de acesso à competição graças a um golo marcado por Thierry Henry com a mão.

Em entrevista à estação pública irlandesa, RTE, o chefe executivo da federação irlandesa de futebol, John Delaney, confirmou esta quinta-feira que a FAI retirou na altura um processo contra a FIFA em troca de um pagamento que a entidade que tutela o futebol a nível internacional esclareceu agora.

Ora, a FIFA, alega que a verba foi um empréstimo e não uma forma de pagamento para alegadamente «calar» os responsáveis da federação irlandesa.

«A FIFA aceitou emprestar 5 milhões de dólares à FAI para a construção de um estádio na Irlanda. No mesmo período, a UEFA também forneceu verbas para o mesmo estádio», lê-se.

A FIFA esclarece ainda que o valor do empréstimo seria devolvido caso a seleção irlandesa se apurasse para o Mundial 2014, no Brasil, o que acabou por não acontecer. «Por causa disso, e devido à situação financeira da FAI, a FIFA decidiu, a 21 de dezembro de 2014, não pedir o reembolso do empréstimo», refere ainda o comunicado.