Thiago Motta encerrou a carreira no final da época transata, assumindo de imediato o comando técnico dos sub-19 do PSG. Durante a carreira o antigo internacional italiano bebeu do conhecimento de treinadores como Van Gaal, José Mourinho, Carlo Ancelotti, entre outros.

Após um percurso de mais de duas décadas a jogar futebol, Motta revelou de que forma vê o futebol e qual a ideia que tenta implementar na sua equipa.

«Tenho uma ideia de jogo ofensiva. Gosto de uma equipa curta, que mande na partida, que pressione alto e que tenha mobilidade com e sem bola. Quero que o jogador que tem a bola, tenha três ou quatro soluções e companheiros por perto para o ajudar», começou por dizer, em entrevista à «Gazzetta dello Sport».

O atual técnico apresentou uma explicação mais profunda acerca da ideia que tem para o jogo.

«Os números enganam, não gosto dos números quando relacionados com as zonas do campo. Podes ser muito ofensivo a jogar em 5x3x2 e defensivo a jogar em 4x3x3. Depende sempre da qualidade dos jogadores. Há pouco tempo disputei um jogo em que os laterais da época passada jogaram na posição 9 e 10. (...) Se tenho um esquema fixo? Não. Para mim pode ler-se a equipa da direita para a esquerda. Que diz de jogarmos em 2x7x2?» diz.

O jornalista interrompe-o e diz-lhe que está a contar com doze jogadores e não onze, como ditam as regras. Motta esclareceu de pronto a dúvida.

«Não, o guarda-redes conto-o como um dos sete do meio-campo. Penso que o avançado é o primeiro defesa e o guarda-redes o primeiro avançado. O guarda-redes é quem começa a jogada, com o pé, e os avançados são os primeiros a pressionarem para recuperar a bola», elucidou.

Thiago Motta garantiu ainda que tem como objetivo chegar à equipa principal do emblema parisiense. «Tenho mais dois anos de contrato com o PSG, mas quero chegar à equipa principal», atirou.