A juíza de instrução do caso que envolve a chantagem a Valbuena decidiu retirar o controlo judicial a Karim Benzema, que impedia o jogador do Real Madrid de contactar com o companheiro de seleção.

Contudo, um recurso do Ministério Público francês levou a que essa retirada da medida fosse suspensa enquanto o recurso não seja alvo de decisão.

Apesar de considerar que Benzema poderia já contactar com Valbuena, o que facilitaria, por exemplo, uma chamada de ambos à seleção, a magistrada decidiu manter a proibição de o jogador do Real Madrid contactar com outros suspeitos do crime.

Recorde-se que Karim Benzema foi afastado da seleção francesa em dezembro. O anúncio da decisão foi feito pelo presidente da Federação Francesa de Futebol, Noel Graet, que garantiu: «A partir de hoje Karim Benzema não é mais um jogador selecionável», referiu o dirigente da Federação, acrescentando que não é selecionável hoje nem o é em junho, no lote final de jogadores escolhidos para o Euro 2016, «a não ser que a situação mude», disse.

E o que é necessário para a situação mudar, perguntou-se. «É preciso que o juiz decida que este caso não tem provimento ou que Valbuena e Benzema cheguem a um acordo quando se encontrarem perante o juiz», acrescentou.

Já relativamente a Valbuena, acrescentou Noel Graet, está tudo bem. «Ele foi uma vítima», referiu.