O Universitário de Deportes, campeão peruano em título, está impedido pela FIFA de participar em qualquer prova internacional até 2002. 

O Universitário é castigado por ignorar sanções impostas pela Federação Peruana depois de ter sido provado que o seu presidente, Alfredo Gonzalez, esteve envolvido em 1996 num processo de corrupção que envolveu resultados combinados. 

O efeito mais visível do castigo decidido pela FIFA é o impedimento de o Universitario participar na Taça Libertadores, que reúne os campeões dos países sul-americanos. 

Segundo a Federação Peruana, citada pela Reuters, o clube não poderá sequer realizar jogos amigáveis com clubes de outras federações inscritas na FIFA enquanto a sanção durar. 

Alfredo Gonzalez foi suspenso em 1998 pela Federação Peruana, mas o clube ignorou o facto. O castigo da FIFA foi imposto após vários avisos e estender-se-á por mais tempo caso Gonzalez permaneça na presidência. 

Uma rádio peruana avançou a notícia da demissão do presidente do Universitário, mas o clube nada confirmou até ao momento.