O croata Tomislav Ivic, antigo treinador do F. C. Porto e do Benfica, é o novo técnico do Olympique de Marselha, substituindo o espanhol Javier Clemente, que foi destituído do cargo na manhã desta segunda-feira. 

A decisão foi anunciada por Bernard Tapie, novo responsável pela área desportiva do clube francês, e marca o regresso de Ivic à formação marselhesa. Aos 67 anos, o técnico croata já ocupou o cargo de seleccionador da Croácia e do Irão, e já trabalhou em diversos clubes europeus, entre os quais F. C. Porto, Benfica, Atlético de Madrid, o Ajax, o Anderlecht ou o Paris SG.  

Ivic ocupou o cargo de director-deportivo no Standard de Liége, treinado pelo antigo guarda-redes do Benfica Michel Preud¿homme, até Dezembro último, altura em que teve um problema cardíaco. 

A missão do treinador croata não se afigura fácil, já que o Marselha ocupa a 14ª posição no campeonato, e ainda corre o risco de descer de divisão. 

«Não aceitei as condições de Tapie», disse Javier Clemente 

De saída está o espanhol Javier Clemente, que sofre a sua segunda destituição esta época depois de ter saído da Real Sociedad à sexta jornada do campeonato espanhol. 

Depois de uma reunião com o novo responsável pelo futebol marselhês, Bernand Tapie, Clemente anunciou que não poderia trabalhar com as condições impostas pelo novo responsável do clube francês. «É um dirigente que quer intervir em muitas coisas e eu disse-lhe que não estava de acordo, por isso não aceitei as condições de Tapie», revelou o técnico espanhol.