O presidente da Associação Italiana de Futebolistas, Sergio Campana, veio a público esta segunda-feira para solicitar às autoridades do futebol em Itália que procedam ao congelamento das penas afectando os futebolistas envolvidos com controlos positivos de nandrolona «até ao defenitivo esclarecimento das causas, natureza e responsabilidades deste fenómeno».  

Campana falava no final da Assembleia Geral do organismo a que preside, e a sua tomada de posição vem no seguimento de repetidas manifestações de inquietação por parte de futebolistas a actuar no calcio. Para além dos oito casos já documentados nos últimos meses, os media italianos referem com insistência a iminência de mais controlos positivos, uma vez que dezenas de jogadores apresentam valores próximos do limite máximo, considerado exce3ssivamente baixo, em comparação com outras modalidades. 

Fernando Couto, capitão da Selecção portuguesa, é um dos futebolistas envolvidos, estando neste momento suspenso preventivamente, após a confirmação do exame positivo na contra-análise. A ser acatada a sugestão de Campana, que dá voz à maioria dos jogadores do calcio, o jogador português poderia retomar a actividade ainda na época em curso.