Kenny Miller ganhou hoje um lugar na história do futebol escocês, ao marcar cinco golos na vitória do Glasgow Rangers sobre o St Mirren por 7-1, num jogo a contar para a 14ª jornada da liga escocesa.  

O jovem avançado de 20 anos é apenas o terceiro jogador da história da I Liga escocesa a conseguir marcar cinco golos numa só partida. Os anteriores goleadores tinham sido Marco Negri, também do Rangers, contra a Dundee United em 1997, e Paul Sturrock, que acertou por 5 vezes nas redes do Morton em 1982. 

Miller alinhou hoje apenas no seu terceiro jogo esta época e começou cedo a contagem. Marcou o 1-0 logo no primeiro minuto, aos 23m fez o 2-0 e concretizou o hat-trick no minuto seguinte. Ainda antes do intervalo, fez o 4-0, mas o St Mirren reduziu para 4-1 aos 44m. 

Na segunda parte, o Rangers não descansou e depois de Dodds marcar o 5-1, Miller fez o seu quinto aos 77m. McCann completou a contagem dos homens de Glasgow aos 90m, encerrando o marcador em 7-1. 

O Rangers somou assim 25 pontos, estando agora no 4ª lugar da classificação, com menos 10 do que o líder Celtic. A vitória folgada também permite que o treinador Dick Advocaat respire de alivio. O clube tinha perdido os três jogos anteriores para o campeonato. 

Pensando já no jogo da próxima semana contra o Mónaco para a Liga dos Campeões, o técnico holandês admite que a proeza alcançada por Miller dará «mais confiança aos jogadores», embora o clube monegasco seja um adversário mais forte.  

Outros resultados da 14ª jornada (sábado):

Hearts-Aberdeen, 3-0

Motherwell-Dundee United, 2-1

St Johnstone- Dunfermline, 0-2

A jornada completa-se amanhã com os jogos:

Dundee-Hibernian

Kilmarnock-Celtic