Carlos Paredes, jogador do F. C. Porto, marcou um dos cinco golos com que o Paraguai bateu o Peru nesta quarta-feira em jogo de qualificação para o Mundial 2002. 

Com esta vitória, o Paraguai volta a colar-se ao Brasil no segundo lugar da classificação da zona sul-americana, ainda que os canarinhos levem vantagem na diferença entre os golos marcados e sofridos. 

Os paraguaios, a jogar em casa, venceram por 5-1. Paredes, de cabeça, colocou o resultado em 4-0 aos 64 minutos. Antes, Roque Santa Cruz, do Bayern Munique, fizera 1-0 (14m), o peruano Del Solar, com um golo na própria baliza, o 2-0 (24m) e Cardozo o 3-0 (44m). 

Os peruanos reduziram a desvantagem à entrada do último quarto-de-hora, por intermédio de De La Cruz, e o inevitável Chilavert fechou a contagem de penalty, a oito minutos do final. 

Depois de ter falhado uma grande-penalidade no primeiro jogo entre as duas equipas, o guarda-redes paraguaio redimiu-se, aproveitando depois para se vingar do gozo que então sofrera por parte do guardião peruano. 

Com os golos obtidos nesta partida, Paredes e Cardozo destacaram-se como os melhores marcadores da selecção paraguaia na qualificação para o Mundial 2002, com três tentos cada um. 

Noutro encontro da zona sul-americana, Bolívia e Uruguai empataram a zero em La Paz. O boavisteiro Erwin Sanchez cumpriu os 90 minutos e foi advertido com um cartão amarelo. 

Ainda esta madrugada têm lugar o Venezuela-Equador e o Chile-Argentina. Aconteça o que acontecer, os argentinos manter-se-ão na liderança. 

Das dez equipas que discutem o apuramento para o Mundial da Coreia e do Japão, quatro qualificam-se directamente e a quinta classificada disputa uma vaga com o vencedor da zona da Oceania. 

Classificação

1º Argentina (22 pontos, 9 jogos); 2º Brasil (20, 10); 3º Paraguai (20, 10); 4º Uruguai (15, 10); 5º Colômbia (15, 10); 6º Equador (13, 9); 7º Chile (10, 9); 8º Bolívia (9, 10); 9º Peru (8, 10); 10º Venezuela (3, 9)